"Estou na menopausa, sinto dor nos ossos e minha mãe já quebrou o fêmur...será que tenho osteoporose?"
- saude reumato
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
A Osteoporose é uma doença em que o osso se torna frágil e apresenta alterações em sua microestrutura, podendo quebrar aos mínimos esforços. Pode atingir todos os ossos do corpo.
É a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e os idosos. É um doença silenciosa que pode gerar dor quando ocorre a fratura do osso. A fratura também pode ser assintomática e, quando ocorre na coluna, pode deixar a pessoa corcunda e com menos altura. Os locais mais comuns de fratura são coluna, quadril e punho.
As pessoas que estão sob maior risco de apresentar osteoporose são aquelas que estão na menopausa, com mais idade, que são caucasianas ou asiáticas, que usam corticoide, tabagistas, que possuem familiares com história de fratura ou de osteoporose, sedentários, pessoas acamadas por longo período de tempo, que consomem pouco cálcio na sua alimentação ou usam medicamentos que podem aumentar a fragilidade do osso. As pessoas que possuem história materna de fratura possuem um risco 2x maior de apresentar fratura de fêmur.
O diagnóstico da osteoporose é feito através da densitometria óssea, um exame indolor como se fosse um raio-X dos ossos que avalia a densidade mineral do osso. O valor DP<-2,5 no exame estabelece o diagnóstico. A densitometria óssea também serve para acompanhar o tratamento da doença. Além disso, a osteoporose pode ser definida quando ocorre uma fratura por fragilidade do osso, independente da densitometria.
O tratamento da osteoporose é realizado por meio de medicamentos antirreabsortivos, anabólicos, suplementação de vitamina D e de cálcio e exercícios de equilíbrio, coordenação motora e fortalecimento muscular. Deve-se lembrar que precisam ser evitados movimentos com flexão e torção acentuadas da coluna.
É possível prevenir a osteoporose através de exercícios físicos regulares, nutrição adequada, medidas para prevenção de quedas, cessação de tabagismo e consumo de álcool reduzido.




Comentários