"Sinto dor e inchaço nas articulações das mãos e dos punhos...por que isso está acontecendo?"
- saude reumato
- 21 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mar.

Artrite é definida pela presença de dor, inchaço e calor em uma articulação, o que significa que há inflamação articular.
Há inúmeras causas de artrite: doenças autoimunes, gota, pseudogota, infecções, neoplasias e outras.
O protótipo de doença auto-imune que causa poliartrite crônica é a Artrite Reumatóide. Essa doença acomete mais comumente mulheres a partir dos 40 anos, afeta frequentemente as mãos e os punhos e pode gerar artrite em outras articulações como joelhos, tornozelos, pés e ombros. Por ser uma doença autoimune sistêmica, pode também atingir a pele, os pulmões e os olhos. O tratamento é composto por corticóide, anti-inflamatórios, imunossupressores convencionais e imunobiológicos, de acordo com o quadro do paciente.
Uma causa muito conhecida de artrite por depósito de cristais é a gota. Essa doença se caracteriza por acúmulo de ácido úrico na articulação, gerando uma crise de artrite intensa que comumente se manifesta no dedão do pé, joelhos e tornozelos. Pode haver também acúmulo de ácido úrico envolta da articulação, formando os tofos. Frequentemente acomete homens e está associada a outras doenças como síndrome metabólica, hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes mellitus. O tratamento é realizado com colchicina, anti-inflamatórios, corticoide e medicamentos que diminuem o nível de ácido úrico no sangue, como o alopurinol e a benzbromarona.
Pseudogota é a denominação de outra causa de artrite por depósitos de cristais como pirofosfato de cálcio.
Infecções por ChiKungunya, Parvovírus, vírus das hepatites B e C, HIV são causas comuns de artrite por vírus. Infecção por gonococo, que é causa comum de doença sexualmente transmissível, e por bactérias da pele como Staphyococcus aureus podem provocar artrite bastante exuberante. Tuberculose, histoplasmose e paracoccidioidomicose podem causar quadros de artrite crônica.
Os linfomas, as leucemias, o câncer de pulmão e outras neoplasias podem provocar artrite como uma manifestação paraneoplásica, que melhora com o tratamento oncológico.
Dessa forma, diante do quadro de artrite, o reumatologista precisa fazer uma investigação ampla por meio da história do paciente, seu exame físico, exames laboratoriais e de imagem para estabelecer o diagnóstico correto e propor o tratamento adequado.



Comentários