"Sinto dor nos joelhos quando subo e desço escadas e minhas juntas rangem e estalam...será que tenho artrose?"
- saude reumato
- 21 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mar.
Osteoartrite ou artrose é uma doença que causa dor, crepitação, rigidez e inflamação na articulação, porém essa inflamação não costuma ser muito intensa.
Essa doença é muito frequente na população, afeta a maioria das pessoas com mais de 50 anos, mas não é causada apenas pelo envelhecimento. É caracterizada pelo desgaste da cartilagem e por alterações ósseas como os "bicos de papagaio" e fatores como idade, peso, herança genética e condições laborais contribuem para seu surgimento.
Acomete mais frequentemente as mulheres, nas quais as mãos e os joelhos são os locais mais afetados, enquanto que nos homens a articulação da bacia com o fêmur é o local mais acometido. A hereditariedade também contribui para o surgimento dos nódulos nos dedos das mãos. A obesidade não é causa da osteoartrite, mas as pessoas com maior peso possuem maior risco para a doença. Pessoas que fazem esforço físico com carga excessiva e atletas podem desenvolver a doença com menos idade.
Para confirmar se o diagnóstico da dor no joelho é osteoartrite, além de haver sintomas e exame do joelho compatíveis, é necessário apresentar alterações no exame de imagem como a radiografia.
O objetivo do tratamento da osteoartrite é aliviar a dor, melhorar a capacidade do paciente de movimentar a articulação e melhorar sua qualidade de vida. O tratamento é composto por medicamentos, atividade física, mudança dos hábitos de vida e cirurgia com colocação de prótese nos casos de acometimento articular avançado.
É importante estar o mais próximo possível do peso ideal para idade e altura e praticar atividades físicas regularmente, de preferência dentro da água, como hidroginástica e natação.
É fundamental que o paciente converse com o reumatologista sobre suas preferências e capacidades para que o médico oriente a melhor opção de tratamento e encaminhe para o educador físico, para o fisioterapeuta ou para o terapeuta ocupacional conforme necessário. Palminhas e bengalas também podem ser utilizados de acordo com a necessidade.
Com relação aos medicamentos, analgésicos comuns e anti-inflamatórios orais e tópicos (pomada, creme, aerossol) podem ser utilizados de acordo com a dor e a inflamação articular. Pode ser realizada também a infiltração da articulação com corticoide ou ácido hialurônico de acordo com o quadro clínico do paciente. Os condroprotetores são outra opção terapêutica que pode retardar a progressão da doença nos estágios iniciais.

Tome cuidado com os remédios que são chamados de "naturais", mas possuem anti-inflamatórios e corticoide em sua composição, sem que isso seja mencionado na bula. Esses remédios podem gerar efeitos colaterais inesperados e graves.



Comentários